sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trânsito em Rio de Moinhos VI

Na sequência da publicação pelo Jornal de Abrantes, no seu último nº 5486, de Julho de 2011 (ano 112), de uma reportagem da autoria da Jornalista Joana Margarida Carvalho, sobre a situação do trânsito em Rio de Moinhos, com a qual nos congratulamos, e louvamos pela oportunidade do tema.

Dou conta da última intervenção na Assembleia Municipal sobre este assunto.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ABRANTES

Começo por saudar cordialmente o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr., Jorge Lacão, a Sr. Presidente da Câmara Dr. Maria do Céu Albuquerque, os Srs. Vereadores, os Srs. Deputados membros desta assembleia, a Comunicação Social e os munícipes presentes nesta sala.

A minha intervenção vai mais uma vez incidir sobre o problema do trânsito em Rio de Moinhos, peço desculpa mas já vai sendo tempo de estar de vez resolvido.

Democraticamente fez-se o que se devia ter feito, chamar a atenção para o problema que nos criaram com a solução encontrada, (Trânsito num só sentido ligeiros e pesados, quando a ideia que havia era somente alterar o trânsito pesado num sentido para as duas ruas) claro que não existem soluções perfeitas, mas podem ser sempre melhoradas, é notório que a presente situação agrada a alguém, alguém que passa ou tem de passar pela localidade, e quanto mais rápido o fizer melhor, pois perde menos tempo, e tempo é dinheiro.

Com esta solução encontrada transformou-se a Rua Direita, e a Rua Dr. João de Deus, em autenticas pistas de corrida, e neste caso quantos menos carros estiverem na via estacionados melhor, mas quem vive na rua direita sente-se injustiçado e prejudicado com esta situação.

O estudo do trânsito, apresentado pelo Sr. Eng. Mário Alves e equipa aos quais dou os meus parabéns, através de um censo, feito para o efeito provou, que não havia necessidade de um tão drástico corte nos dois sentidos do trânsito nas duas citadas ruas, não havia nem há, há sim é que disciplinar a forma de estacionamento.

Se na rua Dr. João de Deus (vulgo rua da chã), o problema se apresenta de fácil resolução, já a rua Direita, não será tão fácil, por isso mesmo apresentamos a alternativa da Rua da Fonte das duas Bicas seguindo para a Rua dos Combatentes, este espaço com cerca de 100 metros com os dois sentidos seria a solução ideal para esta rua, (esta alternativa seria só para os residentes na freguesia) (por cada vez que saímos da freguesia a caminho de Abrantes temos de fazer cerca de 1800 metros a mais) apesar de no estudo apresentado pelo Sr. Eng. Mário Alves, demonstrar que não há grande inconveniente em ter os dois sentidos (ligeiros) no seu percurso total, o que há é sim uma grande má vontade na sua implementação.

Fizemos o Abaixo-assinado, demonstramos pacificamente que não concordamos com o que se passa, e apresentamos soluções e a alternativa, para a Rua Direita, e encontrar a solução que melhor se adeqúe ao presente e ao futuro, de todos os riomoinhenses. Queremos melhorar.

Os cidadãos residentes na Rua Direita, sentem-se prejudicados e injustiçados, pois parece que não foi levado em conta o seu parecer, nem as suas justificações, não vão desistir nem baixar os braços, pois sabem que a razão está o seu lado, e a razão, mesmo vencida, não deixa de ser razão.

Consideramos que a não anuência em considerar, a alternativa que propomos, não passam de uma teimosia política e as outras objecções que são colocadas não passam de falsas questões, só com o objectivo de desviar as atenções da solução do problema.

Teve esta autarquia a hombridade na pessoa da Sra. Dra. Maria do Céu Albuquerque, de aceitar o abaixo-assinado e de o ter feito transitar para a alçada do Sr. Vice-Presidente Arq. Rui Serrano que o tomou em atenção desenvolvendo para isso as diligências, no sentido de resolver da melhor maneira a situação criada com o sentido único nas duas citadas ruas, mais uma vez expressamos a nossa gratidão, pelo empenho na sua solução, mas pelos vistos o problema está só resolvido a 90% faltam cerca de 10%, coisa pouca, e fácil de resolver, para ficar um trabalho 100% bem feito.

Temos a esperança que se resolva conforme sugerimos, seria a solução ideal.


Assembleia Municipal de Abrantes, 30 de Junho de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sol do Mendigo

Olhai o vagabundo que nada tem
e leva o Sol na algibeira
quando a noite vem
pendura o Sol na beira de um valado
e dorme toda a noite à soalheira


Pela manhã acorda tonto de luz
vai ao povoado e grita
quem me roubou o Sol que vai tão alto
e uns senhores muito sério rosnam
que grande bebedeira!


E só à noite se cala o pobre
Atira-se para um lado e dorme



Este poema de Paco Bandeira, de uma simplicidade estrema, mas de um grande significado.

“Basta muito pouco para sermos felizes, só temos de saber aproveitar o que temos”.