quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nobel da Literatura para Herta Muller

Nobel da Literatura para Herta Müller 2009

Herta Müller foi a vencedora anunciada hoje do prémio Nobel da Literatura 2009.

Herta Müller nasceu na Roménia em 1953, numa região de minoria de língua alemã. Poeta, romancista e ensaista, a sua obra é marcada pelas duras condições de vida na Roménia sob o regime de Ceausescu.

O júri destacou a "densidade da poesia e a franqueza da prosa, que descreve a paisagem dos desapossados". Peter Englund salientou, durante a sessão de perguntas e respostas, o facto de Herta Müller ter uma história forte para contar. Segundo o representante da academia, a escritora ficou "radiante" com a notícia do prémio.



A última vez que um autor alemão foi distinguido com o Nobel foi em 1999, quando a academia premiou Gunter Grass.

Da autora estão publicados em português os romances O homem é um grande faisão sobre a Terra, edição da Cotovia, e A Terra das Ameixas Verdes, da Difel.



Müller estreou-se com a colectânea de contos Niederungen (1982), censurada na Roménia. Dois anos mais tarde publicou uma versão não-censurada deste livro na Alemanha e, no mesmo ano, Druckender Tango, na Roménia. Nestas duas obras, a autora descreve a vida numa pequena aldeia de língua alemã e a corrupção, intolerância e repressão que aí ocorrem. A imprensa nacional romena criticou muito estas obras, que a imprensa alemã acolheu de forma positiva. Por ter criticado publicamente a ditadura romena, Herta Müller foi proibida de publicar no país. Em 1987, emigrou do país juntamente com o marido, o também escritor Richard Wagner. Vive actualmente em Berlim. Tem mais de 20 obras publicadas e traduzidas em várias línguas.




3 comentários:

O Cidadão abt disse...

E o Nobel da Paz para um tal de Barack Obama, caro Tiri-ri-ri!

tiri-ri disse...

Amigo Cidadaoabt, agradeço a sua chamada de atenção, sobre a minha não referência da atribuição do prémio Nobel da Paz ao Presidente Obama, que por sinal muito admiro, pela sua coragem e pelas suas ideias, deve-se a dois factores; 1º. Tive na verdade conhecimento logo de manhã da sua nomeação como ganhador do prémio Nobel da Paz, mas como já não estava em casa, e já voltei um pouco tarde e nem oportunidade tive de ligar o PC, mas devo dizer que pessoalmente, não acho de todo justo a atribuição, embora reconheça que a sua acção contra o terrorismo da Al-Qaeda, e Bin Laden, seja um valioso contributo para a Paz, será?
2º A minha referência ao prémio Nobel da Literatura de Herta Muller, tem como finalidade uma chamada de atenção, ou um alerta aos cidadãos para a vida Roménia no tempo do regime de Ceausescu. Quando nesta altura se está assistindo a divulgação de determinadas ideologias. Não teve a divulgação outra intenção, o Presidente Barack Obama, para mim tem todo o valor como pessoa e como politico, embora considere que a guerra do Afeganistão, não se resolve com armas, já outros o tentaram ao longo dos séculos e não conseguiram é uma guerra de ideologias que está a fanatizar aqueles povos, que não se deixam conquistar facilmente. Para nós cidadãos ocidentais não é fácil entender esta filosofia, sendo necessária a convivência no seu seio para os entender, e isso não é possível num curto espaço de tempo. Peço desculpa pela seca, mas penso que agi de boa fé, e com boas intenções, não fiz qualquer comentário no Blog ao Prémio, deixando aos leitores a sua interpretação.
Fico grato pela atenção, um obrigado,e bem haja.

O Cidadão abt disse...

Voltando ao Nobel da Paz...

De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prémio deverá distinguir:

"A pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz.

Ao contrário dos outros prémios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objectivos em alguma área específica.
É, portanto, um prémio Nobel com características próprias.

Cá o Cidadão concorda plenamente com o ciberamigo Tiri-ri-ri... e até constata que, infelizmente nos tempos conturbados que atravessamos, o Comité Nobel não deverá ter encontrado alguém ou organização mais apropriados para a atribuição do referido prémio.
Com certeza que no lapso de tempo de uma gestação humana, o Obama não iria extinguir as "borradas" mundiais feitas no tempo de pelo menos duas gerações por uns quantos fundamentalistas desde o Ocidente ao Oriente! Não o iria conseguir... mas tem contribuído como ninguém!

Cá o Cidadão sugere, e se assim o amigo Tiri-ri-ri o entender, que só publique este comment's lá para o dia 12 ou 13 afim de respeitar as regras eleitorais.

Thanks!