segunda-feira, 16 de novembro de 2009

António Aleixo 60 anos.

Faz hoje 60 anos, que faleceu, o grande poeta popular António Aleixo. A RTP2 apresentou um documentário alusivo à sua vida e à sua poesia, com este documentário veio esclarecer muitos aspectos menos conhecidos da sua vida, da sua maneira de ser, da critica, da ironia social e da poesia do Poeta do Povo, como se tornou conhecido, este louletano, Homem simples no viver, mas de uma grande alma pela forma como via e cantava os motes que lhe apresentavam. Está de parabens a RTP2 por desta forma ter contribuido para a divulgação da obra deste grande Poeta Português.

Há luta por mil doutrinas.
Se querem que o mundo ande,
Façam das mil pequeninas
Uma só doutrina grande.

São parvos, não rias deles,
deixa-os ser, que não são sós:
Às vezes rimos daqueles,
que valem mais do que nós

Quando os Homens se convençam
Que à força nada se faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz

Os que bons conselhos dão
ás vezes fazem-me rir
por ver que eles mesmos, são
incapazes de os seguir.

Tu, que tanto prometeste
enquanto nada podias,
hoje que podes -- esqueceste
tudo o que prometias

Em não tenho vistas largas
Nem grande sabedoria
Mas dão-me as horas amargas
Lições de Filosofia.

Mentiu com habilidade,
fez quantas mentiras quis,
Agora fala verdade,
ninguém crê no que ele diz.

Julgando um dever cumprir,
Sem descer no meu critério,
Digo verdades a rir
Aos que me mentem a sério!

Quadras compiladas
In Este Livro que vos deixo... de António Aleixo
Joaquim Magalhães

Sem comentários: