quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Portugal cada vez mais periférico - O estado da Justiça


Tiro o meu chapéu a mais um excelente post sobre a situação da nossa Justiça. Pois mais uma vez o Sr. Dr. JMM, diz sem assombro, pondo o dedo na ferida, fazendo o ponto de situação. Sendo verdade que a justiça devia ser cega, como representa a figura que segura a balança, na verdade na prática sabemos que a justiça funciona para o lado mais poderoso economicamente, e também mais influente politicamente. Tem esta situação muito a ver com um comentário que li algures, mas que rabisquei, e guardei “Porque abdicamos de direitos, e porque nos abstivemos nos deveres”, no fim todos somos culpados, porque deixamos que outros resolvam por nós.

Portugal cada vez mais periférico - O estado da Justiça

 

Não tenho a mínima dúvida que os juízes portugueses são tão bons como os juízes de França, da Alemanha, da Suécia, por exemplo.



O problema da Justiça portuguesa reside onde sempre esteve: no Poder Politico que delineou mecanismos para dominar o Sistema de Justiça de forma a torna-lo inoperativo em relação aos grandes e graves problemas: a corrupção, a impunidade dos que detêm o Poder Politico e seus amigos, os que vivem dos negócios escuros do trafico de influencias.



Os juízes e o Ministério Publico estão controlados actualmente, o que gera enormes problemas a todos os níveis, incluindo o económico.



Enquanto não houver uma mudança radical neste estado de coisas Portugal cada vez mais caminha para a periferia da Modernidade, da Democracia.



E contra este estado de coisas que temos de lutar.



Claro que mais 5 ou mais 10 anos e teremos em Portugal uma Comissão Administrativa da União Europeia a governar ou então o dilúvio com uma guerra civil, pois a pobreza, a miséria, vão impulsionar o Povo a reagir.



Como se sabe o Povo Português não é muito brando, sabendo-se que dos anos de 1908 a 1928 ocorreram assassinatos vários, incluindo o de um Primeiro-ministro, António Granjo.



Seria óptimo que o próximo Governo - depois do PS - tivesse uma politica de mudança, combatendo os factores que entravam o nosso desenvolvimento.



E essa politica tem de dar especial atenção ao sector da Justiça.

Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010
Publicada por José Maria Martins em 10:33

Com a devida vénia ao Blog Dr. José Maria Martins

Um bem-haja Sr. Dr. José Maria Martins.









Sem comentários: