sábado, 3 de novembro de 2012

Um pouco de filosofia.


Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? O mestre respondeu:

— A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida, e continuou:

— Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções.

Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.

Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre- lhe que tem mil e uma razões para sorrir.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.

Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você.

E o que os outros pensam… é problema deles.

Um bom fim-de-semana.

5 comentários:

O Cidadão abt disse...


À semelhança da ferroada da abelha, o veneno do escorpião contém uma excelente concentração de propriedades químicas para beneficio das células humanas, funcionando como activador da adrenalina, conferindo defesas contra determinadas estirpes cancerígenas, excelente analgésico, inibidor de inflamações várias, criando defesas contra as agressões climáticas e de polinização, vírus sazonais e outras doenças sistémicas de maior monta.

Cá por caselas há quem tenha essa experiência bem confirmada à flor da pele...

E ainda, tal como o veneno da serpente é um moderador e regulador da frequência cardíaca, (amiodarona) o veneno do escorpião é um acelerador cardiovascular que administrados nas doses certas são excelentes reguladores cardiovasculares bastante utilizados nas medicinas tradicionais e na medicina convencional, refundadamente comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde.

Porque nesta vida terrena, todos nós, seres vivos, dependemos uns dos outros e se bem buscarmos, encontraremos sempre um lado positivo na adversidade, talvez esse sábio buscasse na picada do escorpião o antídoto certo contra os males do corpo e do espírito e em seu reconhecimento o livrasse da morte certa...

tiri-ri disse...

Boas, caro amigo cidadao

Sinto muito pela picadela, mas é de esperar que quem convive muito a com natureza, esteja mais sujeito a essas situações como é o seu caso, mas como vê tudo na vida tem o seu lado positivo, temos é que saber aproveitar essas contrariedades. O post teve somente a intenção de mostrar o lado bom das dificuldades/adversidades que nos obriga a tomar as melhores decisões, sem nos preocuparmos com o que os outros pensem.

Os meus melhores cumprimentos, FMarques.

O Cidadão abt disse...


Pois é, caro Tiri-ri.

O lado B da vida...

Citando Paracelso em que, tudo é veneno e nada é veneno, só as quantidades fazem o veneno.

tiri-ri disse...

Boas caro cidadao abt.
Como diz o povo, com peso, conta e medida.

tiri-ri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.