quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Boas Festas e um Bem-haja.


Recordando o Professor José Hermano Saraiva.

No programa especial de Natal «Horizontes da Memória», gravado na localidade de Alpedrinha, apelidada pelo historiador José Hermano Saraiva  capital do bem-haja, fala-nos das diferenças entre o “obrigado e o bem-haja”, o Prof. José Hermano Saraiva será sempre recordado com muita saudade, e continuamos a aprender com os seus ensinamentos, um bem-haja para ele.

«Bem-haja é o agradecimento dos homens completamente livres». Excerto do programa especial de Natal «Horizontes da Memória», gravado na localidade de Alpedrinha, apelidada pelo historiador José Hermano Saraiva como capital do bem-haja.

«Como sabem, em português, a maneira mais corrente de agradecer é dizer simplesmente 'muito obrigado, muito obrigado'. O que é que quer dizer muito obrigado?

Obrigado quer dizer que eu fico com obrigação, o senhor fez-me um favor então eu fico com obrigação. Obrigação de quê? Com obrigação de o servir? Com obrigação de ser seu servo? Com obrigação de cumprir as suas ordens?

O 'bem-haja' é uma coisa completamente diferente. Bem-haja quer dizer, tenha tudo quanto deseja, que o futuro lhe seja feliz, eu não tenho obrigação nenhuma, eu não tenho feitio para trelas, nem para cangas, eu sou um homem livre.

Bem-haja é o agradecimento dos homens completamente livres».

Boas Festas, e um Bem-haja.

Sem comentários: