domingo, 19 de abril de 2009

Os medicamentos genéricos.

Alguns esclarecimentos sobre os 'Genéricos'
Fonte:Wikipedia Português - A enciclopédia livre
"Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, forma
farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca.
O medicamento genérico é mais barato porque os fabricantes de genéricos, ao produzirem medicamentos após ter terminado o período de protecção de patente dos originais, não têm os custos inerentes à investigação e descoberta de novos medicamentos. Assim, podem vender medicamentos genéricos com a mesma qualidade mas a um preço mais baixo do que o medicamento original."
Os medicamentos genéricos ao dispor dos utentes que necessitam de medicamentos, têm várias vantagens, por serem medicamentos já utilizados no mercado e com o período de protecção de patente expirado, são introduzidos no mercado com a designação de genéricos, tendo a garantia de controlo do INFARMED, os produtos activos que os compõem são os mesmos, são mais baratos, e tendo também já um período de segurança de utilização no mercado. A polémica em torno dos genéricos, é de outra natureza que me abstenho de comentar, como cidadão acho que quando são prescritos medicamentos, deveríamos ter o direito de opção, pelo medicamento de marca ou pelo genérico.
Julgo ter contribuído para o esclarecimento da confusão que por aí reina, e que deve interessar a alguém.
Um bom dia de domingo e um Bem Haja para todos.

1 comentário:

fatima.duarte disse...

Não sei se todos têm conhecimento, mas quando um medicamento de marca tem um genérico, este passa a ser mais caro.
Será que é para compensar o laboratorio?
Isto que estou a relatar passou-se comigo.
Desde à algum tempo que preciso de tomar uns comprimidos para a diabetes,até aqui tudo bem, o que se passou foi quando à mais ou menos 3 meses me dirigi a uma farmácia para adquirir esse mesmo medicamento fui informada que o preço tinha sido alterado. Assim o que antes me custava por duas caixas 0,78€ passou a custar 3€ e qualquer coisa, quando perguntei porque é que o preço tinha sido alterado, o farmaceutico informou-me que aquele dito medicamento (glucobay)já tinha um genérico e por isso este passava a ser mais caro.
Agora pergunto a quem souber, o porquê desta situação!
Será para obrigar as pessoas a tomar os genéricos?
Espero algum dia poder perceber os porquês das coisas neste país.
Fátima, Abrantes.