quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Duas frases, nota-se alguma diferença?

Pouco mais de dois milénios separam estas duas frases, nota-se alguma diferença?
 1 - Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: “não se governa nem se deixa governar!»
Esta frase foi escrita por um general romano em serviço na Ibéria em carta enviada ao Imperador.
 É atribuída ao General Galba, que teria sido um dos primeiros governadores romanos na península, no Séc. III antes de Cristo.

- “Diz-se geralmente que, em Portugal, o público tem ideia de que o Governo deve fazer tudo, pensar em tudo, iniciar tudo: tira-se daqui a conclusão que somos um povo sem poderes iniciadores, bons para ser tutelados, indignos de uma larga liberdade, e inaptos para a independência. A nossa pobreza relativa é atribuída a este hábito político e social de depender para tudo do Governo, e de volver constantemente as mãos e os olhos para ele como para uma Providência sempre presente.”

In “Citações e Pensamentos” de Eça de Queirós».

José Maria de Eça de Queirós

Póvoa de Varzim - 25 de Novembro de 1845

Paris - 16 de Agosto de 1900

3 comentários:

O Cidadão abt disse...

Pois!... Pois!...

Afinal já cá tivemos a TROIKA no Séc.III Antes de Cristo... com a pequena diferença de que os capacetes não eram homologados!

tiri-ri disse...

Boas cidadãoabt.
Pois caro cidadãoabt , a Troika desse tempo (dominação militar), e a Troika de hoje (dominação económica) vai dar no mesmo, mas hoje por via dos erros que foram cometendo, e como disse a ex-primeiro ministro inglesa Margaret Thatcher
“O Socialismo só existe enquanto houver o dinheiro dos outros”
Sobre este assunto na verdade muita coisa se pode dizer, a começar pela 1ª frase, Roma estava com sérios problemas em dominar o povo ali para os lados dos montes Hermínios, “Serra da Estrela”, e só através de traição, efectuada pelos próprios companheiros o conseguiram dominar.
Este que vês, pastor já foi de gado
Viriato sabemos que se chama
Destro na lança mais que no cajado
Injuriada tem de Roma a fama,
Vencedor invencibil, afamado
Não tem co'ele, nem ter puderam
O primor que com Pirro já tiveram.
Os Lusíadas, VIII, 6

Vem desses tempos, e dessas influências latinas, o valorizar a corrupção não se valorizando o trabalho, a honestidade, a lealdade, e como aconteceu com Viriato, como não o poderam vencer nem comprar, foi mais fácil comprar alguém para o matar e quando os assassinos voltaram a Roma para receber a recompensa, tiveram esta resposta: «Roma não paga a traidores». Foram imediatamente executados.
Com os meus cordiais cumprimentos.
Seja sempre bem-vindo.
FMqs

O Cidadão abt disse...

Caro Tiri-ri-ri:

É bem oportuno este seu comentário numa época em que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal indaga o Ministério da Defesa sobre o desaparecimento da documentação do concurso público de aquisição dos dois submarinos à Ferrostaal, exactamente com o dinheiro dos outros, como citou a ex-primeiro ministro inglesa Margaret Thatcher!

O flagelo da corrupção parece ser transversal a todas as facções politicas e todos eles vão mamando nas tetas da grande porca, segundo os prognosticos lavrados por Rafael Bordalo Pinheiro!

Lol!